23.04.2025 — Indústria de Eventos se mobiliza para reverter fim antecipado do PERSE

Empresários e representantes do setor articulam ações junto ao Congresso para manter benefícios fiscais considerados essenciais à sobrevivência do segmento

O setor de eventos brasileiro está em alerta após o anúncio da Receita Federal, em março, sobre o encerramento antecipado do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). Criado em 2021 para apoiar empresas afetadas pela pandemia, o PERSE concedia isenção de tributos federais por cinco anos, com término previsto para 2027. Contudo, o programa foi encerrado em abril de 2025 após atingir o teto de R$ 15 bilhões em renúncia fiscal estabelecido pela Lei nº 14.859/2024.

A decisão gerou forte reação entre empresários e entidades do setor, que alegam quebra de segurança jurídica e violação de direitos adquiridos. Especialistas apontam que a revogação antecipada do benefício fere o artigo 178 do Código Tributário Nacional, que protege incentivos fiscais concedidos por prazo certo e sob condições específicas.

Diante disso, a Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA) anunciou a articulação de um mandado de segurança coletivo para garantir a continuidade do PERSE. Além da ação judicial, a entidade lançou a “Frente Brasília”, iniciativa que visa consolidar a presença institucional do setor na capital federal, atuando em questões tributárias, trabalhistas e legislativas. O projeto prevê a criação de um conselho interno e a atuação direta em políticas públicas que impactam o setor.

Mais do que nunca, precisamos estar unidos e atuantes para proteger nossos direitos e construir um futuro sólido para o setor de eventos“, afirmou Ricardo Dias, presidente da ABRAFESTA.

O setor de eventos, que inclui empresas de turismo, hotelaria, cultura e alimentação, foi um dos mais afetados pela pandemia e ainda enfrenta desafios para sua recuperação. O fim antecipado do PERSE representa um obstáculo adicional, e o setor busca alternativas para garantir sua sustentabilidade e continuidade.

Matéria publicada pelo veículo Portal Eventos.

Indústria de Eventos se mobiliza para reverter fim antecipado do PERSE

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Get 20% Discount

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue