06.10.2025 – G1 Globo – Intoxicação por metanol acende alerta em eventos; cerimonialistas relatam mudanças em casamentos e festas corporativas

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/10/04/intoxicacao-por-metanol-acende-alerta-em-eventos-cerimonialistas-relatam-mudancas-em-casamentos-e-festas-corporativas.ghtml

O que diz a entidade do setor

A Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) informou em nota à TV Globo que “manifesta profunda preocupação com os recentes casos de contaminação por metanol em bebidas alcoólicas servidas em bares e eventos, com registros de óbitos em São Paulo e no ABC Paulista. Lamentamos as perdas humanas e solidarizamo-nos com as famílias afetadas“.

“Contudo, reiteramos a necessidade de uma abordagem estrutural e preventiva para que tais episódios não se repitam. A mera reação às consequências não é suficiente. É preciso enfrentar as causas: práticas criminosas de falsificação, ausência de controle e a presença de operadores irregulares no mercado.

Desde 2018, a ABRAFESTA desenvolve uma proposta de certificação setorial baseada em critérios de conformidade fiscal, técnica e sanitária, com objetivo de garantir maior segurança aos contratantes e ao público consumidor. Esta certificação, integrada ao projeto “Evento Legal”, será um instrumento de rastreabilidade, transparência e confiabilidade na cadeia de fornecimento.

Para responder à atual crise, foi instituído o Grupo de trabalho de gerenciamento de crise – Aquisição de bebidas alcoólicas adulteradas e falsificadas, com participação de empresas representativas dos setores de eventos e bebidas. O objetivo é construir um conjunto de diretrizes práticas, auditoria de fornecedores, capacitação de equipes, protocolos de segurança e mecanismos de denúncia.

A ABRAFESTA reafirma que não se trata de oportunismo, mas dá continuidade de uma agenda histórica em defesa das boas práticas, do compliance e da segurança jurídica. O setor de eventos deve ser um espaço de confiança e profissionalismo. Regras bem definidas não geram conflitos, apenas identificam quem está ou não apto a operar de forma responsável.

Este é um momento de ação coordenada e fortalecimento institucional. Assim como em outras crises, como a COVID que gerou o PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e a reabertura do setor pós-pandemia, a ABRAFESTA está pronta para acolher, orientar e construir soluções junto aos seus associados e demais agentes do ecossistema de eventos.”

Intoxicações por metanol no Brasil

O número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 113 no Brasil, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado na tarde desta sexta-feira (3). As notificações incluem casos confirmados e suspeitos, além de mortes.

Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul notificaram seus primeiros casos em investigação. Em todo o país, são 11 casos confirmados e 102 em investigação.

🔍 O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

Para reduzir o impacto das intoxicações provocadas por essa substância em bebidas alcoólicas adulteradas, o Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antidoto para esse tipo de intoxicação, e está comprando mais 5 mil tratamentos (150 mil ampolas), para garantir o estoque do Sistema Único de Saúde.

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Get 20% Discount

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of upcoming products. Plus 20% off your next order.

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue